Governo lança aplicativo ES na Palma da Mão

08/03/2017 16h13 - Atualizado em 31/10/2018 15h25

Um aplicativo em que constam informações relacionadas ao dia a dia da população, como horários e itinerários de ônibus, situação da CNH, multas por veículos, agenda de eventos, notícias, Diário Oficial, entre outras atividades governamentais. Este é o ES na Palma da Mão, uma tecnologia lançada pelo Governo no dia 13 de outubro de 2016, no Palácio Anchieta. O aplicativo já está disponível para aparelhos com sistema Android.

Segundo o diretor do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), Renzo Colnago, a tecnologia não custou nada para os cofres públicos e possui login único. “O Governo do Estado possui mais de mil serviços oferecidos aos cidadãos em diferentes setores. Por isso, nos empenhamos em reunir num único ambiente vários serviços para o cidadão, facilitando o acesso”.                 

Durante apresentação do aplicativo, o governador Paulo Hartung destacou que a iniciativa representa um choque de gestão e modernização da máquina pública. "É um passo robusto do Governo do Estado. Neste aplicativo temos muito trabalho e prestação de serviços concentrados. O Prodest está se reinventando e tiramos como lição que pode ser público e pode ser eficiente", enfatizou Hartung. 

O governador comentou ainda que pretende expandir a prestação de serviços do aplicativo para outras áreas do Governo. "Estamos caminhando na digitalização de serviços. Isso significa menos burocracia, menos recursos públicos aplicados e mais eficiência e maior eficácia", ponderou. 

Programa de Governo Eletrônico

Em abril deste ano, o Governo do Estado lançou o Programa de Governo Eletrônico, que visa ao acesso rápido a serviços públicos pela internet, à diminuição da burocracia, à redução de gastos e à comodidade. Gerenciado pelo Prodest, o programa conta com oito plataformas digitais que facilitarão o dia a dia do cidadão na hora de acessar os serviços públicos. O programa completo deverá ser finalizado até julho de 2017.

 Na avaliação do presidente do Prodest, Renzo Colnago, o Programa de Governo Eletrônico vai contribuir para a administração pública estadual atender às demandas da população com mais eficiência e rapidez. “Atualmente mais de 83,2% dos capixabas acessam a internet pelo celular, percentual maior do que a média nacional, que é de 80,4%. Por isso, precisamos atender à necessidade de agilidade do cidadão”.

 

Obs: O texto acima tem como base a matéria publicada no site do Prodest no dia 13 de outubro de 2016.